sábado, 13 de novembro de 2010

Nos vemos lah!

clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sessão fotográfica com Nilmar Lage

às 16:30, no Flux Espaço Cultural.
o corpo transmutado pela ebulição da vida

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Corpo Anestesiado

Ipatinga, 1º de Outubro de 2010, casa do Gledson

Chegou o fim de mais um dia. As vozes das crianças que dei aula durante o dia ainda ecoam na minha cabeça. Meu filho quase não me viu hoje. Senti muita falta dele. E o que me frustra ainda mais é saber que preciso de certas coisas materiais e que mesmo trabalhando tanto como estou trabalhando, ainda não posso possuí-las. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrgh!!!!!!
Mesmo amando tanto o meu trabalho, não posso esconder minha decepção.
Mas vamu, que vamu... Não posso parar, nem ficar a ver navios.
O que me consolo é ver que em meu trabalho posso colher muitas coisas que o dinheiro não pode, com certeza, comprar.

Gledson Pagung

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto de Co-produção Enartci 2010


Sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Quem é você, cara... que roubou minha esposa, que roubou o meu sono, a minha paz, meu sossego.

Quem é você, cara... que me destempera, me tira da zona de conforto. Nervos à flor da pele, sorrisos por coisas simples, amor incondicional.

Quem é você, que reacendeu a criança em mim? Que trouxe à tona toda a minha história, de meu pai, de meus avós, releituras...

Quem é você? É parte de mim, é tudo de mim, é você outra pessoa ou eu mesmo?

Olho pra você e mesmo que pouco nos conheçamos, sei que sabemos muito mais um do outro, do que alguém possa imaginar ou compreender.

Te amo filho.


Gledson Pagung

Projeto de Co-produção Enartci 2010

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010, casa do Gledson

Deixei de me encontrar.

Meu sono não é mais o mesmo. Meu cabelo não é mais o mesmo. Minha saúde não é mais a mesma. Não penso mais em mim. Distanciei-me de mim.

Antes o amor era um sentimento. Depois conheci o amor escolha. Hoje conheço o amor entrega.

Vivo para minha família. Vivo para o trabalho. Não sou mais eu. Sou Regiane, sou Ricardo, sou Hagios, sou Novo Proceder, sou Fica Vivo, sou Mais Educação, sou cada criança, adolescente ou jovem que atendo.

Sou cada sorriso do Ricardo, sou cada momento de sono da Regiane.


Gledson Pagung

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto com co-produção do Enartci 2010

Sábado, 18 de setembro de 2010, Escola Educação Criativa

Após encontro com Cláudio Letro, o mesmo nos escreve por e-mail:

Prezados,

Obrigado pela tarde deste sábado! Conforme combinado, seguem as questões que lhes propus para darmos sequência ao processo de trabalho:

1. Qual é a questão, inquietação, dúvida, idéia ou problema que te acompanha neste momento?
2. Quais são os procedimentos (atividades, ações) que você considera necessários para o processo de trabalho que o Grupo está iniciando?

A proposta é que cada um de vocês responda, por escrito, as questões acima, as quais deverão, sugiro, ser objeto da nossa reflexão no próximo encontro. Com tal reflexão, penso, nos aproximaremos do tema/objeto do trabalho, bem como do método. É importante que vocês elaborem um cronograma, ainda que flexível, do processo de trabalho, considerando a data para publiização do trabalho do Hagios.

Peço que proponham dia e horário para nos encontrarmos. Tenho disponibilidade nos finais de semana.

Peço ainda que pensem sobre como e em quais momentos posso contribuir com vocês.

Acho interessante ainda que pensem nos procedimentos e instrumentos de registros do processo de trabalho. Além do diário de bordo, há outras possibilidades? Quais?

Abraço

Cláudio

obs.:O próximo encontro com Cláudio será na casa da Sínthia, dia 25 de setembro, ás 14 horas.

sábado, 11 de setembro de 2010

Projeto com co-produção Enartci 2010

Ipatinga 11 de Setembro de 2010

Quando fomos convidados pelos Híbridos para sermos coproduzidos pelo Enartci, Nós já estávamos com uma pesquisa em andamento sem previsão de estreia, mas agora com uma data tão próxima já marcada para mostrar o resultado desse trabalho, as coisas mudaram totalmente, na nossa primeira reunião de pesquisa tínhamos um grande leque de possibilidades;

Corpo – ferrugem,

Corpo – mercado,

Corpo – urbano,

Radicais livres,

Envelhecimento,

Tudo isso engloba nossa linha de pesquisa,

Agora e decidir usar tudo isso ou não, direcionar, selecionar, cortar ou adicionar.

Douglas Evangelista - Hagios Cia

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Ipatinga, 10 de Setembro/2010

Corpo 100 Defeito...

Preocupo-me de alguma maneira com a perfeição, seja para o trabalho, para a família, amigos. E para alcançar meus objetivos exijo o máximo de meu corpo já sobrecarregado com tantas funções e títulos exigidos pelo "Mundo Multifuncional". Esforço-me para mim mesma e para agradar a quem me vê...
O corpo perfeito, o corpo sem defeito, precisa ser multi ou será um corpo sem sucesso, um corpo indesejável!
Sinto-me sufocar em meio a tantos adjetivos que pretendo possuir...
Preciso ser forte
Preciso ser feminina
Preciso ser inteligente
Preciso ser bela
Preciso ser decente
Preciso ser dança
Preciso ser perfeita
Perfeita?! Quando? Onde? Com quem? Para Que?

Regiane Pagung
Bailarina da Hagios Cia
Esposa do Gledson
Mãe do Ricardo
Estudante de Psicologia
Filha de Marta e José
Amiga de...
Parente de...
Professora de...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Intervenção no dia 07 de Setembro durante o Enartci




Se você pudesse comprar o corpo dos seus sonhos, como esse corpo seria?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESAFIO

QUARTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO DE 2010

Desafio

PROJETO COM CO-PRODUÇÃO ENARTCI 2010

Ipatinga, 08 de setembro

Desafio! Penso dessa forma, toda vez que iniciamos um processo de criação. É um turbilhão de idéias que surgem e tentar organizá-las é o primeiro passo, ou não sei se realmente elas entram no eixo ate o final de um processo. Mas precisamos encontrar o elemento certo, mas amarrarmos tantos pensamentos.

Ao final de um ENARTCI com apresentação de trabalhos tão bem elaborados, sinto que preciso aprofundar na pesquisa e encontrar a minha forma de expressão. Acredito que o momento é propicio para isso, mediante a proposta do Diretor Gledson para a Cia.

Vamos falar do corpo, a compra, a venda, o trabalho, as limitações deste corpo, as superações, quanto vale.... Como disse anteriormente temos que amarrar estes elementos. Sei q preciso descobrir-me novamente, meu corpo após um parto recente me remete a busca de novos elementos para minha dança. É assustador , mas ao mesmo tempo "desafiador".

Sínthia Barbosa de Oliveira e Silva - Bailarina da Cia Hagios

domingo, 5 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

05 de setembro de 2010, pela cidade de Ipatinga

Hoje assistimos a dois trabalhos que integram essa edição do Enartci: 'E Eu Disse:' de Letícia Sekito - SP; 'A Pé - walking the line' de Key Zetta e Cia - SP.
No trabalho de Letícia Sekito pude associar vários elementos com seguimentos de nossa pesquisa. Um deles, o corpo-mercadoria, me chamou atenção para os paradigmas construídos sobre o corpo. O poder de sedução, atração, apatia ou repúdio para o que o outro aparenta ser ou estar, num corpo que é mercadoria e mercado de si mesmo. Um convite à compra e à venda.
Olhares, pequenos movimentos, indícios de uma personalidade aparente. Preconceito.
Sekito traz para o palco inúmeras questões referentes à identidade dos seres e de como nos vemos e somos vistos.
Já em 'A Pé', o mundo das construções e descontruções do corpo como objeto de uma obra cultural, no encontro de uma nova re-significação de si, do espaço e dessa junção nos leva por N caminhos me trazendo a sensação de que uma obra ou imagem é infinita em sentidos, em significados e possibilidades.

Gledson Pagung

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Conversa com Marcelo Castilho Avellar na Escola Educação Criativa

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Ipatinga, 17 de Agosto de 2010 - casa do Gledson

Semanas anteriores ao dia 17 estava pensando sobre nossa participação no Enartci. Ainda não havíamos conversado com o pessoal do Hibridus e fiquei imaginando ansiosamente como seria essa parceria. Na manhã do dia 17 tive um sonho que não posso deixar de descrevê-lo. Não sei ainda se o que sonhei determinará algo no processo de criação desse projeto, mas tenho certeza que de alguma forma irá contribuir. Sinto que foi uma respota do meu inconsciente ao desejo e ansiedade corporal. Nesse sonho vi vários elementos. Algumas palavras também vinham à minha mente.
O figurino era composto de meia-calça arrastão e elementos que operários utilizam como aventais, máscaras e óculos de proteção. Calçavam salto-alto, mas quebrados, torcidos. Uns tinham um pé calçado e o outro não.
A movimentação não era fluente, contínua. Eram movimentos quebrados. Caminhavam como zumbis.
A palavra ferrugem vinha em minha mente. Vi tubos de metal. Pessoas batiam nesses tubos e o som reverberava pelo espaço. As pessoas movimentavam-se quando isso ocorria. Havia também outro som ao fundo como o som de relógio. Em alguns momentos paravam de bater nos tubos e começavam a lixá-los produzindo outro som.

Gledson Pagung

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Já há algum tempo, Wenderson Godoi, diretor do Hibridus, havia comentado sobre a possibilidade de através do Enartci - Encontro de Arte Contemporânea de Ipatinga, co-produzir a Hagios Cia. Isso foi formalizado no dia 19 de Agosto de 2010, quando nos reunimos com ele.
Ficaram programados encontros com Cláudio Letro e Marcelo Castilho Avellar para aprofundarmos a pesquisa que respalda a ação que em breve iniciaremos. Ficou programa a estréia do trabalho para o dia 16 ou 17 de novembro no Centro Cultural USIMINAS. A Hagios contará ainda com a tiragem dos panfletos, emissão de flayers eletrônicos, registro fotográfico e tiragem de um caderno que relata nossas vivências no nessa empreitada.
Publicaremos semanalmente, aqui no blog, todas as etapas e construções realizadas, sendo também um diário de bordo dos integrantes.
Em breve mais informações. Um forte abraço a todos.

Gledson Pagung - diretor geral - Hagios Cia

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Enartci

Para ampliar, clique na imagem

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto do Ar



Duarante o processo, foram usados cerca de 80 pneus e, por meio deles, o Projeto do Ar tentou problematizar o seu universo, já que um ojeto presente no cotidiano da vida na cidade e no campo, símbolo maior da mobilidade e objeto particularmente controverso em um momento em que o mundo lança-se à conscientização quanto à necessidade da preservação ambiental.
O Projeto do Ar é contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna e o Espaço HIbridus conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Projeto do Ar



A segunda fase do Projeto do Ar, em Ipatinga, teve início no dia 8 de junho de 2010. Durante dez dias os participantes se encontraram no Espaço Hibridus, onde, durante a resid?ência, entraram em contato com o principal objeto que permeia toda a estrutura do trabalho proposto pelos franceses: pneus. Circundando este objeto, aconteceram improvisações solos e coletivas, exercícios de percepção sensorial por meio de movimentações, interação entre pessoas e pneus, criação de situações propostas por meio de músicas e uma improvisação coletiva realizada no Parque Ipanema.

Projeto do Ar


Durante os dias 26, 27 e 28 de março, o grupo Hibridus de Dança recebeu os artistas franceses Catherine Pollini e Guillaume Lauruol do Pensamento Tropical, que visitaram o Espaço e a cidade de Ipatinga para realizarem a primeira fase do Projeto do Ar. O objetivo era o intercâmbio de idéias entre os proponentes e os grupos de dança e teatro da cidade, além da escolha de dez participantes para a segunda etapa do projeto.
Os participantes selecionados foram Ana Clara banana, Wenderson Godoi, Maria Cloenes e Rosangela Sulidade do Hribridus Dança; Gledson Pagung da Hagios; e Douglas Evangelista e Gregory Vieira do Movimento de Arte Urbana Novo Proceder. A composição diversificada do grupo foi de vital importância para a realização do projeto, já que é em sua formação que se reflete a diversidade das experiências de cada um, assim, a expressão artística torna-se a expressão da vida, e não só uma técnica profissional.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Hágios participa e apoia 1º Fórum de Arte Urbana do Vale do Aço

O Movimento de Cultura Urbana Novo Proceder recebe nesse sábado, dia 05 de junho de 2010, o 1º Fórum de Arte Urbana do Vale do Aço. O Fórum idealizado por Gledson Pagung e Douglas Evangelista, com produção de Bruna Soares, busca refletir sobre o fazer artístico nas ruas, de artistas e grupos culturais das cidades do Vale do Aço.

Nos meses de abril e maio, ocorreram na sede do grupo, reuniões quinzenais com os artistas das diversas linguagens urbanas com o intuito de levantar demandas a serem discutidas no fórum. Contamos com a participação de artistas que atuam com danças urbanas, graffiti, DJ, MC, Beatbox, cartazes 'lambe-lambe', performances circenses, artistas de sinal e músicos de rock e MPB. Dentre as demandas levantadas, criaram-se dois eixos de discussão a serem debatidos em dois momentos distintos.

Portanto o Grupo receberá nesse sábado, às 14 horas, o artista Beto de Faria para discutir o eixo temático 01: Inserção nas políticas públicas e leis de incentivo: Interpretação de editais, documentação necessária, clareza nas informações, adequação à proposta e potencial de realização da equipe.

A segunda etapa será no dia 26 de junho de 2010, às 14 horas, no mesmo local. Para a data, foi convidada a produtora e historiadora Leila Cunha.

Não perca!!! Dúvidas e sugestões, ligue: 31 - 8662-2160

Hagios participa do 1º Fórum de Arte Urbana do Vale do Aço

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 6 de abril de 2010

No Homem Perfeito Se Encontra Defeito

Clique na Imagem para Ampliar

Durante o Fórum das Águas, realizado no Parque Ipanema em Ipatinga, a Hagios Cia irá apresentar ao público um trecho de seu mais recente trabalho, o espetáculo"No Homem Perfeito Se Encontra Defeito". O espetáculo propõe reflexões através da dança contemporânea sobre o homem contemporâneo, seus medos, conceitos e preconceitos, sua organização em sociedade e o impacto de suas ações.
A proposta estética e de movimentação intercambia com a arte urbana, refletindo o homem do século XXI.
Procuramos utilizar o Sistema Laban de Análise do movimento durante o processo de criação, nos levando ao encontrode duas técnicas de dança atuais: o strobo e o popping, realizando assim, uma releitura dessas técnicas através da dança contemporânea.
Outro elemento utilizado durante a performance é o graffiti, mesclando o mesmo com a dança resultando num trabalho inovador.