sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto de Co-produção Enartci 2010


Sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Quem é você, cara... que roubou minha esposa, que roubou o meu sono, a minha paz, meu sossego.

Quem é você, cara... que me destempera, me tira da zona de conforto. Nervos à flor da pele, sorrisos por coisas simples, amor incondicional.

Quem é você, que reacendeu a criança em mim? Que trouxe à tona toda a minha história, de meu pai, de meus avós, releituras...

Quem é você? É parte de mim, é tudo de mim, é você outra pessoa ou eu mesmo?

Olho pra você e mesmo que pouco nos conheçamos, sei que sabemos muito mais um do outro, do que alguém possa imaginar ou compreender.

Te amo filho.


Gledson Pagung

Projeto de Co-produção Enartci 2010

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010, casa do Gledson

Deixei de me encontrar.

Meu sono não é mais o mesmo. Meu cabelo não é mais o mesmo. Minha saúde não é mais a mesma. Não penso mais em mim. Distanciei-me de mim.

Antes o amor era um sentimento. Depois conheci o amor escolha. Hoje conheço o amor entrega.

Vivo para minha família. Vivo para o trabalho. Não sou mais eu. Sou Regiane, sou Ricardo, sou Hagios, sou Novo Proceder, sou Fica Vivo, sou Mais Educação, sou cada criança, adolescente ou jovem que atendo.

Sou cada sorriso do Ricardo, sou cada momento de sono da Regiane.


Gledson Pagung

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto com co-produção do Enartci 2010

Sábado, 18 de setembro de 2010, Escola Educação Criativa

Após encontro com Cláudio Letro, o mesmo nos escreve por e-mail:

Prezados,

Obrigado pela tarde deste sábado! Conforme combinado, seguem as questões que lhes propus para darmos sequência ao processo de trabalho:

1. Qual é a questão, inquietação, dúvida, idéia ou problema que te acompanha neste momento?
2. Quais são os procedimentos (atividades, ações) que você considera necessários para o processo de trabalho que o Grupo está iniciando?

A proposta é que cada um de vocês responda, por escrito, as questões acima, as quais deverão, sugiro, ser objeto da nossa reflexão no próximo encontro. Com tal reflexão, penso, nos aproximaremos do tema/objeto do trabalho, bem como do método. É importante que vocês elaborem um cronograma, ainda que flexível, do processo de trabalho, considerando a data para publiização do trabalho do Hagios.

Peço que proponham dia e horário para nos encontrarmos. Tenho disponibilidade nos finais de semana.

Peço ainda que pensem sobre como e em quais momentos posso contribuir com vocês.

Acho interessante ainda que pensem nos procedimentos e instrumentos de registros do processo de trabalho. Além do diário de bordo, há outras possibilidades? Quais?

Abraço

Cláudio

obs.:O próximo encontro com Cláudio será na casa da Sínthia, dia 25 de setembro, ás 14 horas.

sábado, 11 de setembro de 2010

Projeto com co-produção Enartci 2010

Ipatinga 11 de Setembro de 2010

Quando fomos convidados pelos Híbridos para sermos coproduzidos pelo Enartci, Nós já estávamos com uma pesquisa em andamento sem previsão de estreia, mas agora com uma data tão próxima já marcada para mostrar o resultado desse trabalho, as coisas mudaram totalmente, na nossa primeira reunião de pesquisa tínhamos um grande leque de possibilidades;

Corpo – ferrugem,

Corpo – mercado,

Corpo – urbano,

Radicais livres,

Envelhecimento,

Tudo isso engloba nossa linha de pesquisa,

Agora e decidir usar tudo isso ou não, direcionar, selecionar, cortar ou adicionar.

Douglas Evangelista - Hagios Cia

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Ipatinga, 10 de Setembro/2010

Corpo 100 Defeito...

Preocupo-me de alguma maneira com a perfeição, seja para o trabalho, para a família, amigos. E para alcançar meus objetivos exijo o máximo de meu corpo já sobrecarregado com tantas funções e títulos exigidos pelo "Mundo Multifuncional". Esforço-me para mim mesma e para agradar a quem me vê...
O corpo perfeito, o corpo sem defeito, precisa ser multi ou será um corpo sem sucesso, um corpo indesejável!
Sinto-me sufocar em meio a tantos adjetivos que pretendo possuir...
Preciso ser forte
Preciso ser feminina
Preciso ser inteligente
Preciso ser bela
Preciso ser decente
Preciso ser dança
Preciso ser perfeita
Perfeita?! Quando? Onde? Com quem? Para Que?

Regiane Pagung
Bailarina da Hagios Cia
Esposa do Gledson
Mãe do Ricardo
Estudante de Psicologia
Filha de Marta e José
Amiga de...
Parente de...
Professora de...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Intervenção no dia 07 de Setembro durante o Enartci




Se você pudesse comprar o corpo dos seus sonhos, como esse corpo seria?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESAFIO

QUARTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO DE 2010

Desafio

PROJETO COM CO-PRODUÇÃO ENARTCI 2010

Ipatinga, 08 de setembro

Desafio! Penso dessa forma, toda vez que iniciamos um processo de criação. É um turbilhão de idéias que surgem e tentar organizá-las é o primeiro passo, ou não sei se realmente elas entram no eixo ate o final de um processo. Mas precisamos encontrar o elemento certo, mas amarrarmos tantos pensamentos.

Ao final de um ENARTCI com apresentação de trabalhos tão bem elaborados, sinto que preciso aprofundar na pesquisa e encontrar a minha forma de expressão. Acredito que o momento é propicio para isso, mediante a proposta do Diretor Gledson para a Cia.

Vamos falar do corpo, a compra, a venda, o trabalho, as limitações deste corpo, as superações, quanto vale.... Como disse anteriormente temos que amarrar estes elementos. Sei q preciso descobrir-me novamente, meu corpo após um parto recente me remete a busca de novos elementos para minha dança. É assustador , mas ao mesmo tempo "desafiador".

Sínthia Barbosa de Oliveira e Silva - Bailarina da Cia Hagios

domingo, 5 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

05 de setembro de 2010, pela cidade de Ipatinga

Hoje assistimos a dois trabalhos que integram essa edição do Enartci: 'E Eu Disse:' de Letícia Sekito - SP; 'A Pé - walking the line' de Key Zetta e Cia - SP.
No trabalho de Letícia Sekito pude associar vários elementos com seguimentos de nossa pesquisa. Um deles, o corpo-mercadoria, me chamou atenção para os paradigmas construídos sobre o corpo. O poder de sedução, atração, apatia ou repúdio para o que o outro aparenta ser ou estar, num corpo que é mercadoria e mercado de si mesmo. Um convite à compra e à venda.
Olhares, pequenos movimentos, indícios de uma personalidade aparente. Preconceito.
Sekito traz para o palco inúmeras questões referentes à identidade dos seres e de como nos vemos e somos vistos.
Já em 'A Pé', o mundo das construções e descontruções do corpo como objeto de uma obra cultural, no encontro de uma nova re-significação de si, do espaço e dessa junção nos leva por N caminhos me trazendo a sensação de que uma obra ou imagem é infinita em sentidos, em significados e possibilidades.

Gledson Pagung

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Conversa com Marcelo Castilho Avellar na Escola Educação Criativa

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Ipatinga, 17 de Agosto de 2010 - casa do Gledson

Semanas anteriores ao dia 17 estava pensando sobre nossa participação no Enartci. Ainda não havíamos conversado com o pessoal do Hibridus e fiquei imaginando ansiosamente como seria essa parceria. Na manhã do dia 17 tive um sonho que não posso deixar de descrevê-lo. Não sei ainda se o que sonhei determinará algo no processo de criação desse projeto, mas tenho certeza que de alguma forma irá contribuir. Sinto que foi uma respota do meu inconsciente ao desejo e ansiedade corporal. Nesse sonho vi vários elementos. Algumas palavras também vinham à minha mente.
O figurino era composto de meia-calça arrastão e elementos que operários utilizam como aventais, máscaras e óculos de proteção. Calçavam salto-alto, mas quebrados, torcidos. Uns tinham um pé calçado e o outro não.
A movimentação não era fluente, contínua. Eram movimentos quebrados. Caminhavam como zumbis.
A palavra ferrugem vinha em minha mente. Vi tubos de metal. Pessoas batiam nesses tubos e o som reverberava pelo espaço. As pessoas movimentavam-se quando isso ocorria. Havia também outro som ao fundo como o som de relógio. Em alguns momentos paravam de bater nos tubos e começavam a lixá-los produzindo outro som.

Gledson Pagung

Projeto com Co-produção Enartci 2010

Já há algum tempo, Wenderson Godoi, diretor do Hibridus, havia comentado sobre a possibilidade de através do Enartci - Encontro de Arte Contemporânea de Ipatinga, co-produzir a Hagios Cia. Isso foi formalizado no dia 19 de Agosto de 2010, quando nos reunimos com ele.
Ficaram programados encontros com Cláudio Letro e Marcelo Castilho Avellar para aprofundarmos a pesquisa que respalda a ação que em breve iniciaremos. Ficou programa a estréia do trabalho para o dia 16 ou 17 de novembro no Centro Cultural USIMINAS. A Hagios contará ainda com a tiragem dos panfletos, emissão de flayers eletrônicos, registro fotográfico e tiragem de um caderno que relata nossas vivências no nessa empreitada.
Publicaremos semanalmente, aqui no blog, todas as etapas e construções realizadas, sendo também um diário de bordo dos integrantes.
Em breve mais informações. Um forte abraço a todos.

Gledson Pagung - diretor geral - Hagios Cia